PROJETO DE LEI LEGISLATIVO 003/2019 – VEREADOR MIRIM
“Autoriza o Município a promover campanhas para revitalização e preservação do Arroio Zeferino, e dá outras providências. ”
Art. 1º. Fica o Município de Anta Gorda autorizado a promover campanhas para revitalização e preservação do Arroio Zeferino, dentro dos limites municipais.
Art. 2º. As campanhas de que tratam a presente Lei serão articuladas e promovidas pelas escolas de todo município, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Educação.
Art. 3º. Para a consecução dos fins da presente Lei, poderão ser administradas palestras, campanhas públicas e outras ações de cunho preservativo do Arroio Zeferino
SALA DE SESSÕES DA CÂMARA DE VEREADORES, aos 30 de setembro de 2019.
Nicoly Santin
Vereadora Escola Sagrado Coração de Jesus
Gabrieli Frigo
Vereadora Escola Sagrado Coração de Jesus
Flávia Pittol dos Santos
Vereadora Escola Sagrado Coração de Jesus
Senhor Presidente
Colegas Vereadores
O Brasil tem 12% da reserva de água doce do mundo, e mais de 70% das reservas hídricas do País estão concentradas na Amazônia. Devido a essa aparente abundância, muitas vezes o recurso é tratado como se jamais fosse acabar. Entretanto, a importância da preservação dos rios e nascentes é indiscutível.
Os cuidados devem se iniciar com a preservação das nascentes, pois são as origens dos rios que abastecem nossas casas. Eles são manifestações superficiais de água armazenadas em reservatórios subterrâneos, chamados aquíferos ou lençóis, que dão início a pequenos cursos de água que formam os córregos, se juntando para originar os riachos e dessa forma surgem os rios.
O ser humano é o principal causador de destruição do meio ambiente. Elimina as matas por meio de queimadas e derrubadas de árvores sem controle e replantio de novas árvores, polui o ar que respira, a água que consome e retira seu alimento, caça e pesca por “hobby” sem respeitar a preservação dos animais que estão cada vez mais em extinção.
Após a argumentação acima exposta, queremos fazer algo em prol do Arroio Zeferino que passa pela nossa cidade. Acreditamos que nosso arroio está pedindo socorro, pois recebe várias formas e tipos de lixo. É preciso que façamos ações concretas para ajudarmos a preservar e revitalizar nosso arroio. Ações estas que envolvam toda a comunidade através de campanhas educativas de preservação ambiental, recolhimento do lixo existente nas margens do arroio bem como incentivar a melhoria no saneamento básico, para que o arroio não receba os dejetos domésticos.
Nicoly Santin
Vereadora Escola Sagrado Coração de Jesus
Gabrieli Frigo
Vereadora Escola Sagrado Coração de Jesus
Flávia Pittol dos Santos
Vereadora Escola Sagrado Coração de Jesus